Feriado / Dia Nacional da Consciência Negra

Novembro Negro: 43ª Marcha da Consciência Negra homenageia Alaíde do Feijão

Dinaldo Silva/ BNews
A Marcha deve contar com paradas na Piedade, para homenagem aos líderes da Revolta dos Búzios, e outra na praça onde fica a estátua de Zumbi dos Palmares  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/ BNews
Lorena Abreu

por Lorena Abreu

[email protected]

Publicado em 20/11/2022, às 11h26 - Atualizado às 11h27


FacebookTwitterWhatsApp

A 43ª edição da Marcha da Consciência Negra Zumbi/Dandara dos Palmares que acontece neste domingo (20) homenageará a cozinheira baiana Alaíde do Feijão, que faleceu em janeiro deste ano em decorrência da Covid-19.

Alaíde do Feijão
Alaíde do Feijão (Instagram/@alaidedofeijaooficial)

O evento que teve sua concentração no na Praça do Campo Grande, seguirá a caminhada em direção ao restaurante que era comandado por Alaíde, no Pelourinho, e deve contar com paradas na Piedade, para uma homenagem aos líderes da Revolta dos Búzios, e outra na praça onde está localizada a estátua de Zumbi dos Palmares, também no Pelourinho.

Erilza Galvão, membro da comissão organizadora da Marcha, ressalta a importância do evento. "Significa que não a gente que faz o movimento, mas a sociedade entende que essa luta contra o racismo não é apenas do povo preto, mas uma luta da sociedade", afirmou ela. " Na pandemia, a classe menos favorecida sofreu muito. E mais ainda o povo preto. E mais ainda a mulher preta", pontua Erilza em relação à perda de empregos, à dificuldade de acesso à educação e a políticas públicas sociais.

Este ano, a Marcha seguirá até o restaurante de Alaíde do Feijão, no Pelourinho e não até a praça Castro Alves, como nos anos anteriores.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp