Direto de Brasília

Impeachment: oposição divulga calendário e prevê afastamento de Dilma para maio

Publicado em 16/04/2016, às 13h27   Luiz Fernando Lima (@limaluizf) e Eliezer Santos (@eliezer_sj)



Confiante na vitória da votação de domingo (17) a oposição já distribui um calendário com a programação do rito de impeachment no Senado Federal, onde prevê que o afastamento de 180 dias da presidente Dilma Rousseff (PT) acontecerá no dia 11 de maio.
Segundo a simulação, a denúncia será recebida na segunda-feira (18) e na terça (19) será lida em Plenário. Começa na quarta-feira (20) e se encerra na sexta-feira (22) o prazo para instalação da Comissão Especial. Pelo hipotético cronograma, os trabalhos serão retomados na segunda-feira (25), data em que começa a contar o prazo de 10 dias para emissão do parecer.
Cumprido o prazo, o parecer será lido e publicado no dia 10 de maio. No dia seguinte (11), por fim, o documento é posto na Ordem do Dia para apreciação dos 81 senadores, que podem por maioria simples decidir pelo afastamento de 180 dias da presidente da República.
A partir de 12 de maio, Dilma terá 20 dias para manifestar defesa, o que corresponde ao prazo máximo de 9 de junho. A comissão no Senado terá até o dia 23 de junho para apresentar o relatório do processo, que irá para votação no dia 28 de junho em turno único. Somente no dia 29 de junho, segundo o esboço oposicionista, será conhecido o resultado e a data de julgamento, que deverá ser presidido pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski.
Veja documento:
Publiacada originalmente às 17h do dia 15 de abril

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp