Direto de Brasília

Otto rebate senador após defesa da cloroquina: 'Confundindo animais com humanos'; assista

Reprodução/TV Senado
Luiz Carlos Heinze disse que existe "politicagem" em torno da não recomendação do medicamento, e mencionou o senador baiano, que é médico, durante a fala  |   Bnews - Divulgação Reprodução/TV Senado

Publicado em 05/05/2021, às 16h16   Victor Pinto e Léo Sousa


FacebookTwitterWhatsApp

O senador baiano Otto Alencar (PSD) rebateu o colega Luiz Carlos Heinze (PP-RS), após o parlamentar defender, durante a sessão da CPI da Covid desta quarta-feira (5), o uso da hidroxicloroquina como tratamento para a Covid-19.

Otto pediu a palavra ao presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito, Omar Aziz (PSD-AM), após a fala do senador pepista, argumentando que foi citado duas vezes pelo colega. 

Heinze afirmou que existe "politicagem" em torno da não recomendação do medicamento sem eficácia comprovada contra o novo coronavírus, e mencionou Alencar, que é médico.

"Leviano é, uma doença como a Covid-19, que 90 a 95% das doenças cursam assintomático, leve ou moderado... Se tomar um copo de água, é a mesma coisa que tomar um comprimido ou dez ou 20 de hidroxicoloroquina. A água é melhor, porque não dá efeito colateral. Então, como 90, 95% das pessoas cursam dessa forma, não custa nada um charlatão receitar a hidroxicloroquina. O doente ia ficar bom de qualquer jeito, e ele diz que foi a hidroxicloroquina que salvou o paciente", rebateu o senador baiano.

"Vossa excelência deve saber que só mais ou menos 8% ou 5% dos doentes desenvolvem a forma grave, que é a pneumonia virótica, que cursa com 'microtron embolia', e parte desses pacientes que desenvolvem a doença, a maioria não desenvolve glicoproteínas. Vossa excelência sabe o que é glicoproteínas? Não sabe", questionou Otto.

Alencar lembrou que Luiz Carlos Heinze é engenheiro agrônomo, e ironizou: "não sei se vossa excelência está confundindo aquilo que se faz nos animais com o que se faz nos humanos. Tem uma diferença muto grande".

Assista:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp