Direto de Brasília

Baixa adesão de deputados federais em eventos do ministério de Roma tem se tornado praxe e gerado incômodo

Dinado Silva/BNews
Bnews - Divulgação Dinado Silva/BNews

Publicado em 07/05/2021, às 17h51   Victor Pinto


FacebookTwitterWhatsApp

Tem gerado incômodo entre os deputados federais de partidos da base governista do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) a forma de organização de eventos ligados ao ministério da Cidadania, capitaneado por João Roma (Republicanos). 

Chamou atenção que as entregas de veículos e cestas básicas a prefeitos baianos, nesta sexta-feira (7), em Salvador, só contou a presença do deputado federal Mário Negromonte Júnior (PP) e nem mesmo integrantes da bancada federal da própria sigla do ministro estiveram presentes. O motivo? Convite enviado em cima da hora e a dificuldade de readequação de agenda.  

O BNews apurou que a queixa não é apenas dos pares do território baiano, mas também de outros Estados. Recentes eventos realizados por Roma no Ceará e em São Paulo geraram forte desgaste entre o ministério e os próprios deputados da base. 

Em Aparecida (SP), Roma esteve e não houve convite, em compensação a visita no Norte e no estado do Rio de Janeiro os protocolos foram seguidos, mas em solo cearense a turma da base ficou enraivecida pela falta de zelo. 

O modus operandi deixa a entender que o deputado federal licenciado e ministro quer ganhar os holofotes sozinho de todas as ações empreendidas pela pasta, principalmente na Bahia, quando pretende, caso não saia candidato ao governo da Bahia em 2022, tentar reeleição a Câmara Federal. 

Vale lembrar que a esposa do ministro, Roberta Roma, tem atuado nos bastidores em prol do marido, inclusive em Brasília. Ela foi decisiva no sim do pernambucano ao ministério de Bolsonaro. Há quem diga que Roberta está no banco de reservas pronta a entrar em campo caso a disputa da majoritária em 2022 com o ministro vingue. Ela buscaria assumir sua cadeira na Câmara Federal para a família não correr o risco de ficar sem mandato. Um adendo: ela esteve no evento da Bahia ao lado do marido.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp