Direto de Brasília

Deputados baianos tentam reverter saída do chefe DNOCS na Bahia retirado a pedido de Roma

Arquivo / BNews
Bnews - Divulgação Arquivo / BNews

Publicado em 20/09/2021, às 17h28   Victor Pinto, de Brasília*


FacebookTwitterWhatsApp

Após a saída do chefe do Departamento Nacional de Obras e Combate a Seca (DNOCS) na Bahia, Lucas Lobão, um grupo de deputados baianos articula junto ao ministério do Desenvolvimento Regional a reintegração do quadro no setor. De acordo com apuração feita pelo BNews na Câmara Federal, Lobão foi demovido do função por uma articulação política do ministro da Cidadania e deputado licenciado, João Roma (Republicanos). 

Apesar da informação de possíveis investigações da Controladoria-Geral da União (CGU) sobre o órgão, o real motivo tem relação com a possibilidade de Lobão sair candidato a deputado estadual nas próximas eleições. 

Sua atuação junto a prefeitos e lideranças no interior tem provocado ciúmes de outros nomes ligados a Roma que buscam também se viabilizarem para uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia.

Lobão, muito próximo da família do ex-deputado federal Aleluia (DEM) e do vereador Alexandre Aleluia (DEM), inclusive já assessorou o democrata bolsonarista, está no órgão desde 2017 ou seja, desde o governo de Michel Temer (MDB). Ele sucedeu o ex-deputado Heraldo Rocha.

Em 2018 teve atuação ativa na campanha de Jair Bolsonaro (sem partido). Atualmente sua indicação é da chancela do deputado federal Adolfo Viana (PSDB). 

LEIA MAIS:Chefe do DNOCS na Bahia participa de manifestação pró-Bolsonaro e critica Rui Costa

Reuniões que devem ocorrer ao longo desta terça-feira (21) vão sacramentar ou não o retorno de Lobão para o órgão federal com sede no bairro da Sussuarana, em Salvador. 

Lucas é advogado e já assumiu cargos de gestão na prefeitura de Salvador e entidades filantrópicas. Ele também foi assessor técnico da secretaria da Administração de Salvador em 2008, Coordenador da Central de Serviços e Contratos da secretaria de Gestão da prefeitura em 2009 e subcoordenador da secretaria de Trabalho, Assistência Social e Direito do Cidadão no mesmo ano.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp