Direto de Brasília

Deputado Jonga Barcelar diz que queda das coligações criará bipartidarismo

Victor Pinto
Bnews - Divulgação Victor Pinto

Publicado em 23/09/2021, às 12h51   Victor Pinto, de Brasília* e Nilson Marinho


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado federal Jonga Barcelar (PL-BA) opinou, na manhã desta quinta-feira (23), que a queda da proposta de voltar com as coligações na PEC das eleições terá pouco reflexo na sua candidatura. Para ele, a alteração deve causar maiores danos nos estados menores, onde deverá existir um bipartidarismo.

"Acho que agora vai ser o seguinte: é quem tem garra na unha, quem tem mais voto, veste a camisa e vai para cima. É o que eu faço todos os dias, não tenho preocupação, me preocupo com um todo, mas comigo estou muito confortável. Trabalho e tenho serviço prestado no estado da Bahia, tenho meus prefeitos e vereadores", avaliou.

"Agora, como um todo é preocupante, acho que vai ter um rearranjo em todos os partidos. Nos estados menores a tendência é ter um bipartidarismo, onde tem oito, dez deputados federais... O partido A ligado ao governador, e o B à oposição. Nos estados médios e grandes acho que isso seria um pouco diferente. Agora, é parar para pensar, raciocinar e ver quais são as melhores condições", completou Bacelar.

O Senado aprovou nesta quarta-feira (22) em dois turnos a PEC 28/2021, que altera a legislação eleitoral e incentiva candidaturas de mulheres e de negros nas eleições de 2022 a 2030; e sem previsão de coligações em eleições proporcionais. O texto foi aprovado por 70 votos a 3, em primeiro turno, e por 66 votos a 3, em segundo turno.

Sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 28/2021, a chamada PEC da Reforma Eleitoral, o baiano disse que ela deveria ter sido votada antes e que, a essa altura, se colocada em prática, prejudicará o processo eleitoral do próximo ano.

"Essa reforma deveria ter sido feita antes, faltando um ano para as eleições é uma coisa muito complexa. Eu digo isso porque sou vice-líder de governo no Congresso [...] Isso tem um reflexo eleitoral muito grande", opinou.

* O editor Victor Pinto está em Brasília em viagem para acompanhar as últimas semanas da CPI da Pandemia.

Matérias relacionadas:

Barroso elogia proposta de reforma eleitoral aprovada pelo Congresso

Antônio Brito diz que queda de coligações não deve prejudicar PSD

Sem perspectiva de nova reforma, Governo Rui Costa tem quatro secretarias com chefes interinos

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp