Direto de Brasília

Direto de Brasília: Alice Portugal analisa aprovação de Projeto que beneficia enfermagem; assista

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Deputada federal Alice Portugal (PCdoB) foi entrevista com exclusividade pelo BNews na capital federal  |   Bnews - Divulgação Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

FacebookTwitterWhatsApp

A deputada federal Alice Portugal (PCdoB) analisou, nesta quarta-feira (26) a aprovação do Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) 5/2023, que regulamenta a Emenda Constitucional 127 e abre o caminho para o rateio de recursos para o pagamento do piso da enfermagem, que foi votado pelo Congresso, em sessão conjunta, nesta quarta-feira (26).

O projeto abre ao Orçamento da Seguridade Social da União, em favor do Ministério da Saúde, crédito especial no valor de R$ 7,3 bilhões para assistência financeira complementar aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios para o pagamento do piso salarial dos profissionais da enfermagem.

"Essa votação é uma homenagem a essa categoria que nos recebe no nascimento e nos acompanha até os momentos mais difíceis da saúde. É de fato é algo muito importante, pois se trata de uma categoria numerosa, quase dois milhões de trabalhadores, mulheres em ganhando R$ 1.450 - quem tem nível superior. E tem os técnicos e auxiliares ganhando menos do [salário] no mínimo. Isso no setor privado, especialmente", afirmou Alice com exclusividade ao BNews.

"Então, esse piso é um demarcador de dignidade. Nós estamos muito felizes. Os salários serão, na verdade, complementados por esse recurso que nós conseguimos em uma pesquisa profunda achar um recurso parado dos fundos públicos, superávit dos fundos públicos (...) Senhores prefeitos, não haverá impacto, o dinheiro chegará na nos municípios, nas filantrópicas, nas privadas contratualizadas sessenta por cento SUS e se complementa até alcançar o piso", acrescentou Alice.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp