Economia & Mercado

Salvador tem queda brusca na arrecadação do ITIV

Publicado em 30/09/2015, às 10h37   Rodrigo Daniel Silva (@rodansilva)



O secretário municipal da Fazenda, Paulo Souto, apresenta, na manhã desta quarta-feira (30), o Relatório de Gestão Fiscal do II quadrimestre, no Centro Cultural, da Câmara Municipal. De acordo com o gestor da pasta, houve uma queda brusca na arrecadação do ITIV de janeiro até junho 2015.

Segundo ele, no ano passado, Salvador ocupava a 2ª  posição entre as 15 principais capitais do Brasil. Neste ano, a capital baiana está na 14ª posição no ranking. De acordo com o secretário, a queda foi cerca de 20%. De janeiro a agosto, a queda chega a quase 25% na comparação com o mesmo período de 2014. O IPTU também apresentou uma queda. Segundo o secretário, foi de 1,89%.

No entendimento dele, o fim do financiamento do ITIV em 2012 pode ter tido uma certa influência na queda, mas não é o principal motivo para diminuir arrecadação.Para o gestor, o motivo da queda se deve ao "momento delicado da economia brasileira", pois há dificuldades para se obter financiamento e as pessoas ficam mais cautelosas para adquirir novos imóveis. "A crise atinge de maneira forte na arrecadado em todo o país", afirmou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp