Economia & Mercado

Itagibá: queda no valor do níquel pode provocar demissões na Mirabela Mineração

Publicado em 06/10/2015, às 08h48   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

A crise vivida pela Mirabela Mineração, localizada no município de Itagibá, é a mais grave desde a sua implantação. Os preços do níquel tiveram uma média de US$ 10.632 por tonelada métrica no terceiro trimestre deste ano, marcando uma queda de 43% em relação a 2014 e de 18,7% na comparação com o trimestre anterior.

Diante das dificuldades, a empresa tem buscado alternativas para manter a produção. Atualmente, centenas de funcionários ainda estão de férias coletivas. Outros deverão ser demitidos nos próximos dias. Empresas terceirizadas como a U&M já realizou o desligamento de dezenas de trabalhadores.

A situação parece ser a mais difícil na história da mineradora que começou a produção no final de 2008. Com a crise na principal empresa geradora de empregos na região, as comunidades de Ipiaú e Itagibá passam por momentos de tensão na economia.

Segundo informações do site Giro em Ipiaú, há rumores que a mineradora esteja com sérias dificuldades para pagar fornecedores e colaboradores, inclusive estaria devendo dois meses de CFEM (Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais) ao Município. O montante ultrapassa a casa de 1 milhão de reais.  

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp