Economia & Mercado

Como o IGP-M afeta o seu bolso e como se prevenir

Divulgação
Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 02/02/2021, às 19h28   ACT Investimentos


FacebookTwitterWhatsApp

Já percebeu que, todo início de ano, o seu aluguel é reajustado para cima, elevando seu custo? Logicamente, este reajuste não é “inventado” da cabeça do locador ou da corretora de imóveis, e sim acordado anteriormente no seu contrato de locação da propriedade. Porém, é comum acabar se perdendo entre as diversas e extensas páginas do contrato de aluguel, e não perceber qual o parâmetro de reajuste deste custo. O principal indicador referência para esses reajustes, no Brasil, é o IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado). Portanto, é essencial compreender o que é este índice, como ele impacta no seu dia a dia e nos seus investimentos.

O Índice Geral de Preços do Mercado foi criado ainda no final dos anos 1940, e reflete o estado atual da economia brasileira e principalmente de sua inflação. É diferente do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) pois seu enfoque não é no consumidor final, e sim em todos os preços da economia. É composto pelo IPA-M (Índice de Preços do Atacado), IPC-M (Índice de Preços do Consumidor) e INCC-M (Índice Nacional de Custo da Construção). Desta forma, ele mede não somente a variação na ponta, mas também nos custos dos bens e serviços. Por exemplo, se o custo de um produto que o Brasil importa se elevar, como máquinas agrícolas ou o trigo, insumo do pão, como ocorreu este ano com a alta do dólar, o IGP-M irá medir esta variação com mais intensidade que o IPCA.

Para ter noção de como é importante conhecer o IGP-M, e saber o seu estado ao longo do tempo, é necessário apenas compararmos ele ao IPCA do ano passado. Enquanto o IPCA de 2020 fechou em 4,52%, ou seja, os preços ficaram, em média, 4,52% maiores aos consumidores, o IGP-M apresentou uma alta ainda maior, de 23,14%, na média. Mas o que isso pode dizer para o seu dia a dia? Como indicado anteriormente, muitos contratos de aluguéis são reajustados com referência no IGP-M, mas não acaba por aí. Também é possível encontrar mensalidades escolares, planos de saúde, tarifas de energia e modalidades de seguros que se utilizam do Índice Geral de Preços do Mercado para seu reajuste. Portanto, este índice afeta diretamente o seu orçamento mensal. Conhecer bem ele e saber de sua variação é essencial para planejar suas finanças ao longo dos meses. É essencial ter conhecimento disto para não cair em armadilhas de certos contratos, que começam baratos, mas que rapidamente sobem seus preços.

Uma das maneiras de se proteger deste índice, que pode ser um dos grandes vilões no seu orçamento, é investir. Existem Fundos Imobiliários que são donos de imóveis e que recebem o aluguel destes corrigidos pelo IGP-M ou que possuem títulos de renda fixa do setor imobiliário que tem o rendimento atrelado a esse índice. Portanto, ficar de olho na oferta destes produtos financeiros é essencial para que o seu orçamento não fique apertado quando contratos atrelados a este índice tiverem um forte reajuste, como é o caso do ano de 2021 depois de um IGP-M de 23,14% no ano passado. Ao investir nestes tipos de títulos, você está atrelando o seu capital a uma remuneração, de forma que se os preços se elevarem, você não perderá dinheiro, pois terá seu patrimônio também elevado. 

Para saber dessa e de outras oportunidades de investir seu dinheiro, é essencial procurar uma assessoria. Nós da ACT Investimentos, uma empresa credenciada à XP Investimentos, possuímos agentes autônomos que estão atentos aos movimentos do mercado financeiro, e irão buscar apresentar as melhores opções. Ao ouvir e entender o perfil do cliente, buscamos soluções personalizadas e de acordo com suas demandas, para identificar as melhores oportunidades.

Clique aqui e entre em contato com a ACT Investimentos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp