Economia & Mercado

Vulcabras/Azaleia deixará 18 mil sem emprego na Bahia

Publicado em 01/07/2011, às 09h59   Redação Bocão News



A Vulcabras/Azaleia, simbolo da crise no setor da indúsdtria de calçados na Bahia, está prestes a deixar o estado em direção a Nova Délhi, na Índia. Com matriz localizada em Itapetinga, a 580 quilômetros de Salvador, a marca vai deixar cerca de 18 mil desempregados. Só nos últimos sete meses, a unidade demitiu  3 mil funcionários da região Centro-Sul do estado, segundo cálculos da prefeitura de Itapetinga.

Além da matriz, a fábrica tem filiais em outros 13 municípios baianos. “Se as autoridades brasileiras não mudarem a política econômica, toda a indústria de calçados vai acabar migrando para outros países e não seremos exceção”, afirmou o presidente da Vulcabras/Azaleia, Milton Cardoso, ao Correio.

Na Bahia, a indústria calçadista teve seu melhor momento nos anos 90. Várias fábricas vieram para cá atraídas por incentivos fiscais e pelos salários mais baixos que os do Sul do país, mas hoje se encontram ameaçadas pela possível perda desses incentivos, com o recente entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) de considerá-los inconstitucionais.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp