Economia & Mercado

Eurasian Mining quer aplicar bilhões na BA, mas reclama de demora de licenças

Publicado em 31/08/2017, às 07h46   Adelia Felix


FacebookTwitterWhatsApp

Na madrugada desta quinta-feira (31), por meio do seu Twitter, o presidente Michel Temer anunciou que um empresário do Cazaquistão pretende investir "bilhões de dólares" na Bahia. “Ele já investiu US$ 1,4 bilhão lá na Bahia; vai investir mais US$ 1 bilhão. Até está se associando com um grupo chinês para fazer esses investimentos”, afirmou.
Segundo o deputado federal José Carlos Aleluia (DEM), que acompanha o presidente, a reunião aconteceu em Astana, e contou com a presença de Alexander Mashkevich, CEO da Eurasian Mining Group, além do Ministro dos Transportes, Maurício Quintella.
A Eurasian Mining Group é a principal acionista da Bahia Mineração (Bamin). Na oportunidade, segundo o demista, “Mashkevich falou que estavam prontos para dar seguimento a investimentos na Bahia. Também ressaltou demora do estado para emitir licenças”. Além disso, o CEO da Eurasian Mining Group “registrou que a obtenção de licenças na Bahia foram as mais longas que a empresa, que atua em mais de 30 países, teve em todo o mundo”.
Ainda de acordo com o parlamentar, Temer vai assinar em Pequim protocolo para formação de consórcio interessado no processo de privatização para conclusão de Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), que estabelecerá à comunicação entre o porto em Ilhéus e as cidades baianas de Caetité e Barreiras a Figueirópolis, no Tocantins, e Porto Sul, em Ilhéus.
Na oportunidade, Mashkevich, de acordo com o parlamentar, assegurou que, concluído, teríamos um empreendimento de primeira linha com vocação para mineração e escoamento de sagras agrícolas.
O presidente desembarcou na manhã desta quinta-feira, em Pequim, onde terá reuniões com o presidente Xi Jinping e investidores chineses, antes de participar da 9ª cúpula do Brics (grupo formado pelo Brasil, a Rússia, Índia, China e África do Sul), entre 3 e 5 de setembro na cidade chinesa de Xiamen.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp