Economia & Mercado

Produção industrial sobe 0,2% em outubro ante setembro, aponta IBGE

Filipe Araujo/Estadão
Em relação a outubro de 2016, a produção subiu 5,30%  |   Bnews - Divulgação Filipe Araujo/Estadão

Publicado em 05/12/2017, às 09h50   Redação BNews



A produção industrial subiu 0,2% em outubro ante setembro, na série com ajuste sazonal, divulgou nesta terça-feira, 5, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o Estadão, em relação a outubro de 2016, a produção subiu 5,30%, o que representa a alta mais acentuada desde abril de 2013, quando a indústria tinha registrado expansão de 9,8%. De janeiro a outubro deste ano, a indústria teve alta de 1,9%. No acumulado dos últimos 12 meses, a produção da indústria acumulou avanço de 1,50%.

A produção industrial cresceu em 15 dos 24 ramos pesquisados na passagem de setembro para outubro, segundo os dados da Pesquisa Industrial Mensal divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As principais influências positivas foram de produtos farmoquímicos e farmacêuticos (20,3%) e bebidas (4,8%), ambos revertendo os resultados negativos registrados no mês anterior: -19,7% e -0,7%, respectivamente. 

Ainda de acordo com a publicação, quanto ao setor de bebidas, há uma elevação na produção sazonal, por conta do aumento da demanda no fim do ano. Outras contribuições positivas foram de confecção de artigos do vestuário e acessórios (4,3%), metalurgia (1,6%), máquinas e equipamentos (1,3%) e artefatos de couro, artigos para viagem e calçados (3,8%). 

Entre os nove ramos que reduziram a produção no mês, os produtos alimentícios (-5,7%) foram os que mais impactaram negativamente a alta da indústria. Os demais impactos negativos importantes ocorreram nos setores de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-2,6%) e de perfumaria, sabões, produtos de limpeza e de higiene pessoal (-3,2%).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp