Economia & Mercado

Cade autoriza empresa a adquirir fatia da concessionária de Galeão

Yasuyoshi Chiba /AFP
A Excelente substituirá a chinesa HNA Infrastructure Investment Group  |   Bnews - Divulgação Yasuyoshi Chiba /AFP

Publicado em 14/12/2017, às 06h18   Folhapress


FacebookTwitterWhatsApp

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) deu aval para a Excelente B.V. adquirir participação de 60% da Odebrecht Transport na concessionária do Galeão, no Rio. A autorização "precária e liminar" foi aprovada por unanimidade, devido ao risco de paralisação das atividades do aeroporto.

A Excelente substituirá a chinesa HNA Infrastructure Investment Group, que chegou a acertar a compra da participação da Odebrecht na RIOgaleão, inclusive recebendo o aval do Cade, mas não obteve todas as autorizações exigidas pelo governo chinês dentro do prazo estipulado pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

As autorizações precárias e liminares são concedidas pelo Cade quando é demonstrado a iminência de ocorrência de prejuízos financeiros substanciais e irreversíveis para a empresa adquirida e não houver perigo de dano irreparável para as condições de mercado, entre outros requisitos.

Segundo o Cade, a demora em realizar a operação poderia interromper as operações do Galeão por possível atraso no pagamento da primeira parcela pela concessão do aeroporto, no valor de R$ 1,167 bilhão, dentro do prazo estabelecido pela Anac, que vence no próximo dia 20.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp