Economia & Mercado

Federação das indústrias na Bahia cobra solução para greve de caminhoneiros

Divulgação
Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 27/05/2018, às 13h30   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) e seus 43 sindicatos empresariais divulgaram nota neste domingo (27) na qual afirmam que consideram inaceitável a condução da greve dos caminhoneiros por parte de suas lideranças e das autoridades.

Segundo o comunicado, as entidades acompanham “com extrema preocupação os desdobramentos do movimento, que bloqueia estradas e provoca problemas de desabastecimento no país.”

“Os sérios impactos dessa greve prejudicam de tal forma a população que é preciso garantir a circulação de mercadorias e insumos, sendo necessário intensificar, urgentemente, o uso de todos os instrumentos públicos na defesa da sociedade como um todo”, afirmam.

Segundo o comunicado, embora haja grandes distorções na estrutura de preços dos produtos e serviços, “em função de uma carga tributária desvirtuada”, o bloqueio das rodovias do país prejudica a operação das indústrias, aumenta os custos de produção, penaliza a população mais pobre e tem efeitos danosos para toda a sociedade. 

“Diversas indústrias já estão paradas, com reflexos no comércio, arrecadação fiscal e empregabilidade. Por essa razão, a Fieb e seus sindicatos empresariais pedem o fim imediato do movimento e alertam para que um eventual acordo privilegie o equilíbrio, para evitar que interesses de grupos não se sobreponham aos dos demais setores da sociedade ou onerem ainda mais os custos de produção e, consequentemente, os preços para a sociedade”, diz o grupo.

“No Brasil, todas as mercadorias são transportadas, em algum momento, por caminhão.Uma paralisação geral e prolongada dessa atividade paralisa o país. Uma solução para esse impasse é necessária e urgente. Pedimos a toda a categoria que não faça parte do movimento daqueles que não pensam em construir uma sociedade melhor e mais justa. Afinal, nossa população está enfrentando sérios problemas de abastecimento”, acrescenta a nota.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp