Economia & Mercado

Fazenda vai baixar previsão de crescimento do PIB para 1,6% em 2018

Reprodução
Um dos resultados concretos dessa frustração está refletido na taxa de desemprego do país  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 12/07/2018, às 12h22   Redação BNews



O Ministério da Fazenda vai reduzir mais uma vez sua previsão para o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto, a soma de todas as riquezas produzidas no país). As informações são do Blog de Valdo Cruz, do G1. Já havia caído de 3% para 2,5%. Agora será reduzida para 1,6%, a mesma divulgada pelo Banco Central no final de junho.

Segundo o blog, no mercado, porém, há previsões ainda mais pessimistas. Alguns bancos avaliam que há o risco de o crescimento da nossa economia ficar na casa de 1% em 2018, o mesmo do ano passado. Um dado negativo para os brasileiros e para o governo Temer, que contava com um ritmo mais forte de crescimento neste ano para ter condições de influenciar no processo eleitoral.

Ainda de acordo com a publicação, um dos resultados concretos dessa frustração está refletido na taxa de desemprego do país. O governo acreditava que ela poderia fechar 2018 abaixo de dois dígitos, gerando uma sensação de melhora e de prosperidade para a sociedade. O que costuma influenciar no humor do eleitor, que tende a apostar na manutenção do que está gerando benefícios para o seu bolso.

Só que essa taxa ainda está em 12,7%, com 13,2 milhões de desempregados no país, e não fechará o ano abaixo de 10%.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp