Economia e Mercado

Estilista baiana lança “Pano da Costa Veste Parangolé”

Imagem Estilista baiana lança “Pano da Costa Veste Parangolé”

Goya Lopes revelou suas novas peças durante a Feira do Empreendedor no Centro de Convenções

Publicado em 05/10/2011, às 17h36        Redação Bocão News

“Pano da Costa veste Parangolé”. Este é o tema da nova coleção da estilista baiana Goya Lopes que atraiu centenas de visitantes até a área de Economia Criativa no primeiro dia de desfiles da Feira do Empreendedor, aberta nesta terça-feira, 4, no Centro de Convenções, em Salvador.

As indumentárias afro baianas com desenhos geométricos e predominância das cores quentes como o laranja, o vermelho e o amarelo arrancaram muitos aplausos e o entusiasmo de centenas de pessoas que acompanharam o desfile.

Depois de mostrar a coleção Goya Lopes falou da sua inspiração que veio de Hélio Oiticica, considerado um dos mais revolucionários artistas plásticos da década de 1960 e criador do Parangolé, uma espécie de capa ou estandarte, com tecidos coloridos sobrepostos.

“O pano da costa é uma endumentária afro baiana e o parangolé é uma inspiração que veio de Hélio Oiticica, mostrando que precisamos sempre experimentar. Aprendemos com o Sebrae, no programa Progredir, a inovar, a experimentar novos tecidos, novos fornecedores, oxigenando a empresa. Uma empresa precisa estar sempre em movimento. Usamos nessa coleção a viscose com seda, que dá mais movimento”, explica Goya.

A estilista baiana destacou ainda a importância dos produtores culturais, como os que trabalham com moda, a trabalharem a questão da gestão e a análise do mercado. “A economia criativa é fundamental para a sobrevivência dos pequenos negócios. Existe todos um contexto na criação, mas é preciso trabalhar de uma forma que se possa trazer para seu público, estudando o público alvo”, enfatiza a estilista baiana.

A diretora de Empreendedorismo, Gestão e Inovação da Secretaria de Economia Criativa do Ministério da Cultura, Luciana Lima Guilherme, acompanhou entusiasmada o desfile da coleção da estilista Goya Lopes. Segundo Luciana, o Sebrae acertou muito bem com o espaço Economia Criativa na Feira do Empreendedor, valorizando os talentos e as vocações regionais e a riqueza do produto baiano em toda a sua diversidade.

“Estamos no momento de reconhecer a economia criativa como uma oportunidade de negócio. Por isso pensamos esta economia de forma institucionalizada com ações da área publica e privada e em parceria com o Sebrae”, afirmou Luciana.

Flavia Goroni

Também presente no desfile de Goya Lopes, a coordenadora da Unidade de Atendimento Coletivo do Sebrae Bahia, Flávia Goroni falou do grande seleiro que sempre foi a Bahia de elementos culturais que podem ser agregados aos negócios do artesanato, da moda, da gastronomia e da música.

“Cabe ao Sebrae dar apoio especial ao setor da economia criativa muito rico em empreendedores. O Sebrae quer fomentar principalmente os empreendedores individuais que também são criadores e trabalham em diversos setores como na produção e em montagens”, enfatiza Flávia.

A programação gratuita do Espaço Economia Criativa na Feira do Empreendedor prossegue nesta quarta-feira, 5, e vai até sábado, 8, no Centro de Convenções, em Salvador com palestras, exposições e desfiles. Para visitar a Feira é cobrada uma taxa de apenas R$ 5,00 que é doada à Associação Pracatum de Ação Social.

O espaço Economia Criativa é realizado pelo Sebrae e a Secult-Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, em parceria com os diversos núcleos estratégicos da Economia Criativa como o Sindvest-Sindicato das Empresas do Vestuário e o Senac com a Moda, o Instituto Mauá com o Artesanato, o Banco do Brasil como a Cultura, a Abrasel-Associação de Bares e Restaurantes e a Setur com o Turismo e a Gastronomia. Confira a programação:

5 DE OUTUBRO
Oficinas e Palestras de Gastronomia

Das 14h30 às 15h30
Temas e Palestrantes: Produção Associada ao Segmento de Bares e Restaurantes - Luiz Henrique Amaral

Das 15h30 às 16h30

Temas e Palestrantes: Boas Práticas de Fabricação e Vigilância Sanitária - Natália Primo
Sinopse da Oficina: Explicar o que são Boas Práticas de Fabricação em um restaurante e quais as exigências da Vigilância Sanitária, abordando as leis relacionadas à área.

Palestra de Gastronomia e Turismo
Das 16h30 às 17h30
Temas e Palestrantes: A Gastronomia como Atrativo Turístico - Vevé Bragança

Oficina de Crédito Cultural

Das 19h às 19h30
Temas e Palestrantes: Credifácil Cultura - Representante da Desenbahia - Agência de Desenvolvimento do Estado da Bahia Sinopse da Oficina: Apresentação da linha de financiamento estruturada pelos parceiros Secult, Sebrae e Desenbahia para atendimento as demandas de crédito do setor cultural.

6 DE OUTUBRO

Palestra de Artes Visuais

Das 14h30 às 15h30
Temas e Palestrantes: As duas faces das Artes Visuais - o criar e o empreender - Tereza Figueiredo e Denilson

Oficinas e Palestras de Gastronomia

Das 15h30 às 16h30
Temas e Palestrantes: A elaboração do cardápio de drinks num restaurante - Maria Bento

Das 16h30 às 17h30
Temas e Palestrantes: Gastronomia como profissão e negócio - Flávio Vitari
Palestra da Copa 2014

Das 18h às 19h30
Temas: Territórios Criativos e a Experiência do Candeal

7 DE OUTUBRO

Das 9 às 13h
Panorama e Características do Mercado Internacional - Marcelo Goldestein / BNDES e Afonso Marcondes

Das 14h30 às 17h30h
Marketing e Promoção Internacional - David McLoughlin (BM&A) e Claudia Lima (Janela do Mundo)

Das 18h às 19h30
Shows e Festivais Internacionais - Carlinhos Antunes

8 DE OUTUBRO

Das 9h às 13h
Questões Práticas: Vistos, Contratos e Direitos Autorais - Fernando Yazbek (Splin Music)

Das 14h30 às 16h30
O Projeto Brasil Music Exchange - Michel Nicolau (BM&A)

Das 16h30 às 17h30
O mercado musical europeu para a música brasileira - Dirk Schade (IFA - Consumidores Eletrônicos Ilimitados)

Das 19h às 19h30
Projeto Bahia Music Export - Monique Badaró (Secult Bahia)

Palestra e Lançamento de Livros Digitais sobre Economia Criativa

Das 18h às 19h
Temas e Palestrantes: Cidades Criativas - Perspectivas - Ana Carla Fonseca Reis

DESFILES

Dia 5 – 17h30 e 19h30
Artesanato – Biojóias (Luana Bonfim, Gabriela Lisboa, Descobrimento e Arte Nativa) Artesanato - Bolsas e Acessórios (COOPARTT, Taboarte e Meire Viana)

Dia 6 – 17h30 e 19h30
Silas Filgueiras – Moda Casual
Porta Avião – Moda Praia

Dia 7 – 17h30 e 19h30
Uniformes (Rede Brasil Uniformes – Wilian, Hebert e Elisete)

Dia 8 – 17h30 e 19h30
Hipnose – Moda Casual
Luciana Galeão – Moda Casual

Foto: Arison Marinho // Divulgação

Classificação Indicativa: Livre