Economia & Mercado

Em disputa com Fiat de Pernambuco, Ford ameaça transferir produção da Bahia para São Paulo

Divulgação
Montadoras estão em impasse por conta de projeto que tramita na Câmara  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 18/10/2018, às 12h58   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Uma disputa entre a Ford e a Fiat Crysler, com fábrica em Pernambuco, por conta da aprovação do novo regime automotivo, tem colocado em campos opostos as bancadas de deputados federias da Bahia e de Pernambuco.

De acordo com o site Bahia Econômica, a Ford já informou que, se tiver prejuízo e perder mercado para a concorrente, poderá até transferir a produção para São Paulo. 

Ambas as empresas estão de acordo com um projeto que tramita na Câmara que prolonga o incentivo a investimentos em pesquisa e desenvolvimento de produtos no Nordeste.

A Ford defende que os incentivos sejam prorrogados por cinco anos com as mesmas regras de hoje, que permitem usar os créditos para abater todos os impostos federais. No entanto, uma emenda do senador Armando Monteiro (PTB-PE) que, também prorroga o programa até 2025, propõe limitar os créditos apenas ao valor do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Ainda segundo o Bahia Econômica, aemenda é boa para Fiat que produz os Jeeps Compass e Renegade e a caminhonete Fiat Toro, de maior potência e valor de venda, e que pagam mais IPI (em torno de 25%). Mas é ruim para a Ford que em Camaçari fábrica veículos de menor potência, como o Ford Ka e o Ecosport, que pagam menos IPI (cerca de 8%).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp