Economia & Mercado

Produtores do Vale do São Francisco amargam prejuízo de R$ 7 milhões por causa das chuvas

Embrapa/ Valtair Comachio
Há muitas frutas passando do ponto sem ter como serem colhidas.   |   Bnews - Divulgação Embrapa/ Valtair Comachio

Publicado em 08/12/2018, às 21h37   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Os produtores de uvas do Vale do São Francisco estão amargando um prejuízo de R$ 7 milhões por causa das chuvas que têm caído nas regiões de Juazeiro e Petrolina nos últimos dias. As perdas já chegam a 650 toneladas da fruta.

O problema é que há muitas frutas passando do ponto sem ter como serem colhidas. Os produtores estão esperando a chuva parar para ver o que pode ser aproveitado e vendido. 

A região é conhecida pelas produções de uva e manga. Os produtos são consumidos no Brasil e também exportados para Europa, Estados Unidos e Ásia.

Com uma média de 90 milímetros de chuva nas regiões de fazendas, 35% da produção de uva que estava pronta para colheita foram comprometidos. O problema é que a maioria dos tipos de uva não consegue aguentar tanta água. A informação é do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina.

O que fez com que a situação não fosse ainda pior foi o fato dos produtores já terem colhido a maior parte da produção e começado a buscar estratégicas para amenizar os estragos. Mesmo assim, os prejuízos podem comprometer as remessas para o Natal dos baianos e ainda se estender até 2019. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp