Economia & Mercado

Ilhéus debate construção do Porto Sul

Publicado em 30/10/2011, às 16h30   Redação Bocão News



Neste sábado (29), no Centro de Convenções de Ilhéus, cerca de três mil pessoas participaram da audiência pública que discutiu a construção intermodal do Porto Sul. O ato foi convocado pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Ibama).
Foi apresentado por técnicos do Ibama - o qual deve definir em 30 dias o grupo que dará o parecer técnico final sobre a obra e expedir a licença amiental -, o resultado do estudo de impacto ambiental. De acordo com o órgão, o processo terá três etapas: a licença prévia, a licença de instalação e a licença para a operação.
De acordo com o técnico da empresa Hidros Engenharia, as pessoas que perderem casas e terrenos serão recompensadas com o fortalecimento das comunidades ribeirinhas e litorâneas, por meio de ações e apoio e qualificações.  Uma parcela dos representantes de entidades contrárias ao projeto, prostestou dizendo que nenhuma dessas ações foram iniciadas.
Na oportunidade, o chefe do Núcleo de Mata Atlântica do MPE, Yuri Melo, disse que a função do núcleo é "fiscalizar para que o projeto seja pautado pelo império da lei". Foi salientado pelo deputado federal Geraldo Simões (PT), a importância do investimentos, que são orçados em R$ 2,4 bilhões. O parlamentar avalia que o governo estadual pode gerar 30 mil empregos diretos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp