Economia & Mercado

Despacho de bagagem de mão fora do padrão começa nesta segunda em mais 5 aeroportos

Arquivo/Agência Brasil
No Aeropoerto Luis Eduardo Magalhães, em Salvador, a obrigatoriedade passa a valer a partir de 23 de maio  |   Bnews - Divulgação Arquivo/Agência Brasil

Publicado em 13/05/2019, às 07h45   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Novas regras em relação ao despacho de bagagem de mão começam a valer em mais cinco aeroportos a partir desta segunda-feira(13):   Santa Genoveva (Goiânia), Salgado Filho (Porto Alegre), Congonhas (São Paulo),Galeão (Rio de Janeiro) e Santos Dumont (Rio de Janeiro. A medida já estava em vigor nos aeroportos Juscelino Kubitschek (Brasília), Afonso Pena (Curitiba), Viracopos (Campinas/SP), Aluízio Alves (Natal), Confins (Belo Horizonte), Pinto Martins (Fortaleza), Guararapes (Recife) e Val-de-Cans (Belém).

Em outros dois terminais, segundo o G1, as aéreas estão orientando os passageiros sobre as normas em vigor – mas o despacho obrigatório ainda não está em vigor. Nesses dois aeroportos (Luis Eduardo Magalhães, em Salvador; e Internacional de São Paulo, em Guarulhos), as bagagens de mão fora do padrão passarão a ser obrigatoriamente despachadas a partir de 23 de maio.

De acordo com a Abear, associação que reúne as aéreas brasileiras, o objetivo da medida é agilizar o fluxo dos clientes nas áreas de embarque e evitar atrasos. 
Antes de entrar nas áreas de embarque, os passageiros terão que verificar se o tamanho e o peso das bagagens estão de acordo com os padrões definidos pelas companhias: 55 centímetros de altura, 35 centímetros de largura e 25 centímetros de profundidade, com até 10kg.
Nos aeroportos em fase de orientação, os passageiros serão informados sobre as regras em vigor. Nos terminais em que a triagem já tiver sido implementada, as bagagens que excederem o tamanho permitido terão que ser despachadas nos balcões de check in das companhias aéreas, e estarão sujeitas a cobrança pelo serviço.
Nas três companhias participantes – Latam, Gol e Avianca Brasil – o valor da bagagem despachada varia entre R$ 59 e R$ 220. A Azul deixou a Abear no início deste mês. Reclamações contra as empresas áreas podem ser feitas pelo site consumidor.gov.br

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp