Economia & Mercado

Com aprovação da reforma da previdência, risco país cai ao menor nível em cinco anos

Marcello Casal Jr/Agência Brasil
A queda do CDS do Brasil tem sido uma das mais rápidas entre os emergentes  |   Bnews - Divulgação Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Publicado em 22/07/2019, às 20h55   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A percepção de risco do investidor no Brasil caiu para o menor patamar desde 2014 após a aprovação em primeiro turno do texto-base da reforma da previdência na Câmara dos Deputados. Segundo o Infomoney, o Credit Default Swap (CDS) de cinco anos, uma espécie de termômetro do risco país, era negociado em 128 pontos, no dia 21 de julho, patamar que não era registrado desde que o Brasil era classificado como grau de investimento pelas agências de rating.

Além da reforma, a perspectiva de queda do juro nos Estados Unidos e na Europa também ajudou a acalmar o mercado, o que contribuiu para a queda do risco.

Ainda de acordo com a publicação, a queda do CDS do Brasil tem sido uma das mais rápidas entre os emergentes. Há um ano, as taxas superaram 300 pontos e em maio chegou a encostar nos 200 pontos, mas começou a cair quando a previdência começou a avançar no Congresso, em junho. Apesar disso, a taxa brasileira ainda é alta comparada a Chile (36 pontos) e Colômbia (84).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp