Economia & Mercado

Todos os dias, 4 empresas pedem recuperação judicial no país

Reprodução
Apenas em setembro, foram 94 pedidos; alta do mês foi de 4,4%  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 24/10/2019, às 07h11   Yasmin Garrido


FacebookTwitterWhatsApp

Enquanto algumas empresas abrem, outras não conseguem mais brigar com a crise econômica. Apenas em 2019, entre janeiro e setembro, foram 1.030 pedidos de recuperação judicial de empreendimentos brasileiros. Apesar de ter havido recuo em relação ao mesmo período do ano passado, os números representam 4 fechamentos de negócios diários no país.

Os dados são do Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações e apontam que, apenas em setembro, foram feitos 94 pedidos de recuperação, um crescimento de 4,4% se comparado com o mesmo mês em 2018. No entanto, em relação a agosto deste ano, a queda foi de 33,8%.

Para o economista Luiz Rabi, o valor reflete o próprio aumento dos índices de consumidores que não conseguem honrar as dívidas durante o primeiro semestre. “A inadimplência afeta diretamente a vida econômica dos brasileiros, uma vez que estes não conseguem honrar os compromissos financeiros com as empresas, levando a problemas no fluxo de caixa destas últimas”.

Falências
O número de falências teve alta de 0,8% em setembro deste ano em relação ao indicador do mesmo mês de 2018. Entre janeiro e setembro, foram decretadas 1.100 falências, 0,8% a mais do que os mesmos nove meses no ano passado.

As empresas de Serviços continuam liderando a falência, com 39 registros apenas em setembro, seguidas pelas Indústrias (26) e Comércio (16). Na comparação dos segmentos, Serviços também está no topo, sendo o setor com o maior número de pedidos de falências (55), uma alta de 22,2% em um ano, seguido por Indústria (35) e Comércio (33), com quedas anuais entre agosto de 2019 e 2018 de 12,5% e 17,5%, respectivamente.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp