Economia & Mercado

Mais de 186 mil beneficiários devem receber 13º do Bolsa Família em Salvador

Divulgação
Na capital baiana, 1.515 benefícios estão bloqueados e 2.521 suspensos  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 10/12/2019, às 20h09   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O 13º salário do Bolsa Família começou a ser pago nesta terça-feira (10) em todo o país. Em Salvador, segundo a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), 186.680 famílias estão aptas a receber o benefício, considerando a base de dados do mês de novembro. A Bahia é o estado com mais beneficiários, com o total de 1,7 milhão. 

De acordo com a secretária da Sempre, Ana Paula Matos,  só recebe quantia quem estiver com o benefício regular. “Todas as famílias beneficiárias do programa Bolsa Família presentes na folha de dezembro de 2019, com benefícios liberados terão direito. Quem teve o benefício bloqueado, suspenso ou cancelado em dezembro deste ano não terá direito ao Abono Natalino, também chamado de 13º”, explica.  “É uma forma de aquecer a economia na capital e contribuir para ajudar as pessoas que estão em pobreza ou extrema pobreza”, pontuou. 

O beneficio será pago entre os dias 10 e 23 deste mês. O valor é o mesmo da parcela de dezembro que a família beneficiária tem direito naquele mês. O Abono Natalino será pago juntamente com o benefício do Programa Bolsa Família. Por isso, ele poderá ser sacado com o Cartão Bolsa Família, Cartão Cidadão ou guia de pagamento, caso a família não possua cartão. 

O saque poderá ser realizado nas lotéricas, Caixa Aqui, caixas eletrônicos ou agências da Caixa. O Abono Natalino pode ser sacado em até 90 dias, a contar da data de disponibilização do pagamento.

Em Salvador, 1.515 benefícios estão bloqueados e 2.521 suspensos. Conforme a Sempre, os bloqueios, geralmente, são feitos devido ao encerramento do prazo de recadastramento; descumprimento de condicionalidade da saúde ou educação ou demandas específicas para averiguação. 

A secretaria alerta que as famílias que estiverem com o benefício bloqueado só irão receber quando regularizarem o motivo que gerou o bloqueio.  A parcela pode ficar retida por até três meses.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp