Economia & Mercado

Governo habilita consórcio de empresas chinesas a participar de leilão da Ponte Salvador-Itaparica

Divulgação/ GOVBA
Formado por três empresas, consórcio foi o único a apresentar proposta pelo projeto  |   Bnews - Divulgação Divulgação/ GOVBA

Publicado em 12/12/2019, às 09h42   Bruno Luiz


FacebookTwitterWhatsApp

O governo da Bahia habilitou o consórcio formado pelos grupos chineses CCCC (China Communications Construction Company), CR20 (China Railway 20 Bureau Group) e CCCCLTD (China Communications Construction Company Limited) a participar do leilão para construção, operação e manutenção da Ponte Salvador-Itaparica, que vai acontecer nesta sexta-feira (13), às 10h, na sede da B3, bolsa de valores sediada em São Paulo.

Segundo publicação no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (12), as empresas entregaram um envelope com a proposta pelo projeto. Reportagem publicada na terça (10) pelo jornal Valor Econômico mostrou que o consórcio foi o único a apresentar proposição para tocar a Ponte. 

O equipamento será erguido por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) do governo baiano, com duração de 35 anos. O empreendimento terá 12,3 km, entre Salvador e a Ilha de Itaparica. A obra é estimada em R$ 5,3 bilhões, dos quais R$ 1,5 bilhão sairá dos cofres públicos, valor que começará a ser pago a partir do 4º ano da construção. Além do aporte, o governo pagará contraprestações ao grupo privado, para garantir a viabilidade econômica-financeira do projeto.

A previsão é que as obras comecem em janeiro de 2021. Após o leilão, quem vencer terá até dezembro de 2020 para apresentar as licenças necessárias para a execução da obra, que terá quatro anos de duração. A estimativa é que a ponte entre em funcionamento em 2025, segundo o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, João Leão, que está à frente do projeto.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp