Economia & Mercado

Governo Argentino aumenta impostos sobre exportações agrícolas do país

Reprodução/Brasil Agro
A decisão pode interferir no comércio de trigo entre Brasil e Argentina, caso haja repasse da tributação  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Brasil Agro

Publicado em 14/12/2019, às 19h28   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O novo presidente da Argentina Alberto Fernández anunciou neste sábado (14) o aumento de impostos sobre as exportações agrícolas. As informações são do portal G1.

A medida foi classificada como "urgente" para enfrentar a situação das finanças públicas do país. A Argentina é um dos maiores produtores e exportadores agrícolas do mundo.

O governo também anunciou o aumento no custo para a demissão de trabalhadores. Desta maneira, ror 180 dias, o trabalhador que for demitido sem justa causa deverá receber o dobro da indenização trabalhista.

De acordo com a publicação, a decisão pode interferir no comércio de trigo entre Brasil e Argentina. Os argentinos são os principais fornecedores do produto para indústria brasileira, que consequentemente será atingida caso haja repasse da tributação.

O trigo é o principal produto agrícola importado pelo Brasil, segundo o Ministério da Agricultura. Pouco mais de quatro milhões de toneladas de trigo foram adquiridas pelo Brasil, dos argentinos, até novembro deste ano.

O montante representa mais de um terço da estimativa do que as 12,8 milhões de toneladas que as indústrias brasileiras vão consumir em 2019.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp