Economia & Mercado

Pesquisa CNI aponta que medo do desemprego diminuiu em dezembro

Reprodução / Secretraria do Trabalho do Maranhão
Pesquisa produzida pela Confederação Nacional da Indústria foi divulgada nesta quarta-feira (8)  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Secretraria do Trabalho do Maranhão

Publicado em 08/01/2020, às 12h45   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta um recuo de 2,1 pontos no índice de medo de desemprego em dezembro, na comparação com setembro de 2019. De acordo a Agência Brasil, o levantamento foi divulgado nesta quarta-feira (8).

Com o resultado de dezembro, o índice fechou 2019 em 56,1 pontos. Apesar de ter apontado queda, os resultados permaneceram acima da média histórica da pesquisa - 50,1 pontos. 

A pesquisa ouviu 2 mil pessoas em 127 municípios entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro de 2019. O índice varia de zero a cem pontos. Quanto menor o indicador, menor é o medo do desemprego. 

De acordo com a CNI, o resultado apurado em dezembro de 2019 também ficou acima do observado no mesmo mês de 2018, quando o índice foi de 55 pontos.

Na variação ao longo do ano, o índice de medo de desemprego apresentou um aumento de 4,3 pontos no primeiro semestre de 2019. No segundo semestre, o indicador se recuperou e acumulou uma alta de 3,2 pontos até o fim do ano.   

Segundo a Confederação, o medo de perder o emprego permanece mais elevado entre os brasileiros com renda familiar de até um salário mínimo. 

"Nessa faixa de renda, o indicador subiu 0,9 ponto em relação a setembro e atingiu 69,7 pontos em dezembro, muito acima dos 37,4 pontos verificados entre as pessoas que recebem mais de cinco salários mínimos", aponta a instituição.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp