Economia & Mercado

Boeing desiste de comprar área de aviação comercial da Embraer

Divulgação
Boeing e Embraer vão manter sua parceria já existente, assinada em 2012 e renovada em 2016, para a fabricação e apoio conjunto da aeronave C-390 Millennium.  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 25/04/2020, às 11h09   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Boeing anunciou que encerrou as negociações para comprar a divisão de aviação comercial da Embraer. De acordo com informações publicadas pelo jornal O Estado de São Paulo neste sábado (26), as empresas haviam anunciado o acordo de US$ 4,2 bilhões em julho de 2018 e o fim das tratativas deixa a empresa brasileira em situação delicada.

A companhia americana responsabiliza fabricante brasileira de aviões pelo desfecho inconclusivo das negociações. Em nota, a Boeing afirmou que "exerceu seu direito de rescindir (o contrato) após a Embraer não ter atendido as condições necessárias". 

Segundo a publicação, estas condições não foram especificadas. O prazo limite para uma das partes rompesse o acordo chegou ao final na última sexta-feira (24). A Boeing alega que a joint venture já havia recebido aval "incondicional" da maioria das autoridades reguladoras, com exceção da Comissão Europeia, que se posicionaria até agosto.

"A Boeing trabalhou de forma diligente por mais de dois anos para finalizar a transação com a Embraer. Nos últimos meses, tivemos produtivas, mas em última instância, sem êxito, negociações sobre as condições da parceria", afirmou Marc Allen, presidente da Embraer Partnership & Group Operations da Boeing.

"Todos nós trabalhamos para resolver esses pontos antes do prazo, mas não aconteceu. É extremamente decepcionante", lamentou. A Boeing e a Embraer vão manter sua parceria já existente, assinada em 2012 e renovada em 2016, para a fabricação e apoio conjunto da aeronave militar C-390 Millennium.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp