Economia & Mercado

Mercado piora projeção do PIB de 2020 pela 11º semana seguida e prevê queda de 3,34%

Antonio Cruz/ Ag. Brasil
Informações constam do Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central na manhã desta segunda-feira (27)   |   Bnews - Divulgação Antonio Cruz/ Ag. Brasil

Publicado em 27/04/2020, às 10h08   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Analistas do mercado reduziram a projeção do Produto Interno Bruto (PIB) para 2020 pela 11ª semana seguida. A retração prevista, que na semana passada era de 2,96%, passou para 3,34%. É o que revela do Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira (27). 

Também chamado de Relatório Focus, o documento é publicado toda segunda-feira no site oficial do Banco Central do Brasil, e reúne uma série de indicadores - como projeções da inflação, PIB e câmbio. O relatório é produzido pelo Departamento de Relacionamento com Investidores e Estudos Especiais (GERIN). 

De acordo com informações do site Valos Investe, associado ao grupo Globo, o prognóstico reflete a mudança nas expectativas anunciadas por instituições financeiras nas últimas semanas, após o aumento dos receios quanto aos efeitos da epidemia de coronavírus. 

Também segundo o boletim, a projeção dos economistas é que ao final deste ano, a taxa Selic seja de 3% ao ano - mesma estimativa da semana passada. A expectativa para a inflação de 2020, por sua vez, continua abaixo da meta central de 4% — caiu de 2,23% para 2,2%.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp