Economia & Mercado

Pandemia do coronavírus pode levar o Brasil a sofrer sua primeira década de recessão

Marcello Casal jr/Agência Brasil
PIB brasileiro deve recurar 9,1% neste ano  |   Bnews - Divulgação Marcello Casal jr/Agência Brasil

Publicado em 26/06/2020, às 10h02   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A recessão esperada para o Produto Interno Bruto (PIB) deste ano por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19) deve levar o país a sua primeira década de recessão. Se isso acontecer, será a primeira vez em 120 anos – pelo menos – que o país vai registrar uma recessão num período acumulado de uma década.

De acordo com os números mais recentes do Fundo Monetário Internacional (FMI), o PIB brasileiro deve recurar 9,1% neste ano. Segundo o Marcel Balassiano, pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV), se essa projeção se confirmar, o Brasil terá uma retração média anual de 0,3% entre 2011 e 2020.

A crise econômica atual provocada pelo coronavírus marca o encerramento de um período bastante difícil para o Brasil. Entre o fim de 2014 e 2016, o país enfrentou uma recessão profunda e, nos três anos seguintes, houve apenas uma tímida retomada, incapaz de apagar todos os estragos.

"Entre 2011 e 2013, o PIB teve uma taxa média de crescimento de 3%. Mas nesses últimos sete anos, o desempenho tem sido muito ruim", disse Balassiano ao G1. "Já seria a década perdida sem o coronavírus. A pandemia veio para agravar ainda mais a história."

Já a pesquisa Focus, do Banco Central, os economistas estimam que o PIB deste ano deve recuar 6,5%. Mesmo se essa projeção se concretizar, a economia brasileira terá recuado 0,1% na década atual.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp