Economia & Mercado

Latam Brasil entra com pedido de recuperação judicial nos EUA

Jorge Araujo/Fotos Publicas
O pedido, no entanto, não impacta nos serviços já oferecidos pela empresa  |   Bnews - Divulgação Jorge Araujo/Fotos Publicas

Publicado em 09/07/2020, às 08h29   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

A empresa Latam Brasil entrou com um pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (9) pela coluna Capital, do O Globo. Essa foi a primeira vez que uma empresa brasileira recorreu ao Chapter 11, legislação americana que permiti a reestruturação de negócios.

No fim de maio deste ano, o grupo Latam já havia recorrido a esse mecanismo para proteger as operações das empresas com sedes no Chile, Colômbia, Peru e Equador. Ainda de acordo com  a coluna, a empresa brasileira, que representa 50% das operações do grupo e 14% do passivo total, havia ficado de fora deste pedido. A avaliação da empresa à época é que isso facilitaria as negociações de uma linha de socorro com o BNDES. 

Comunicado

Em nota, o grupo informou que a entrada no processo visa "reestruturar sua dívida e gerenciar efetivamente sua frota de aeronaves, enquanto permite a continuidade operacional". O pedido, no entanto, não impacta nos serviços já oferecidos pela empresa. 

“Tomamos esta decisão neste momento para que a empresa possa ter acesso a novas fontes de financiamento. Estamos seguros de que estamos nos movendo de forma responsável e adequada, pois temos o desafio de transformar a empresa para que ela se adapte à nova realidade pós-pandemia e garanta a sua sustentabilidade no longo prazo”, comenta Jerome Cadier, CEO da LATAM Brasil.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp