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Bancos Pan, BMG e Inter lideram ranking de reclamações ao Banco Central

Macello Casal Jr/Agência Brasil
Levantamento foi divulgado nesta quarta-feira (15)  |   Bnews - Divulgação Macello Casal Jr/Agência Brasil

Publicado em 15/07/2020, às 13h35   Redação BNews


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O Banco Pan lidera o ranking de reclamações contra instituições financeiras no segundo trimestre de 2020. É o que aponta documento  divulgado pelo Banco Central nesta quarta-feira (15). O BMG e o Banco Inter surgem no segundo  e terceiro, respectivamente, completando o "top 3".

As informações são da Agência Brasil. Segundo a publicação, o levantamento do BC considera as instituições com mais de 4 milhões de clientes. No período, o BC recebeu 794 queixas consideradas procedentes contra o Banco Pan, a maioria por “irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, ao sigilo ou à legitimidade dos serviços relacionados a operações de crédito”.

O BMG, por sua vez, recebeu 520 reclamações, a maioria delas sobre “oferta ou prestação de informação sobre crédito consignado de forma inadequada”. Por fim, o Inter recebeu 557, sendo a maior parte das reclamações sobre “irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito”.

Para elaborar o ranking, as reclamações procedentes são divididas pelo número de clientes da instituição financeira e multiplicadas por 1 milhão. Assim, é gerado um índice, que representa o número de reclamações do banco para cada grupo de 1 milhão de clientes.

O resultado é, portanto, avaliado pela quantidade de clientes de cada instituição. Com esse cálculo, o Pan ficou com o índice de 158,89. As queixas contra o BMG resultaram no índice 99,80. E o Banco Inter ficou com índice 97,92. O Banco Pan tem 4.996.952 clientes, o BMG tem 5.210.230 e o Inter, 5.688.290.

Entre os bancos com maior números de clientes, o Santander, com 49.334.145, apareceu em quarto lugar no ranking com 2.040 reclamações consideradas procedentes. Em seguida, na quinta colocação, vem a Caixa Econômica Federal, com 3.053 reclamações. O banco tem 115.407.209 clientes.

Na sexta posição vem o Bradesco, com 2.408 reclamações e 98.855.959 clientes. O Banco do Brasil, que tem 67.076.893 clientes, ficou na sétima posição, somando 1.527 reclamações procedentes. O Itaú vem na sequência, em oitavo lugar, com 1.750 reclamações consideradas procedentes dos seus 82.959.663 clientes.

Classificação Indicativa: Livre

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