Economia & Mercado

Ministério da Economia fecha proposta de reforma tributária e inclui criação de impostos sobre pagamentos eletrônicos

Marcelo Casal Jr./Agência Brasil
A proposta, que deve ser encaminhada ao Legislativo como projeto de lei, do ministro Paulo Guedes, busca a unificação de tributos federais como PIS/Cofins  |   Bnews - Divulgação Marcelo Casal Jr./Agência Brasil

Publicado em 15/07/2020, às 16h52   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério da Economia fechou a proposta de reforma tributária, que deve ser enviada ainda nesta semana à Casa Civil. O texto inclui a criação de um imposto sobre pagamentos eletrônicos, de acordo com informações do G1.

A expectativa dos empresários é de que o Governo Federal envie sugestões ao Congresso ainda neste mês. O deputado governista Arthur Lira (Progressista-PB) deve ser o encarregado de articular a aprovação do texto na Câmara.

A proposta, que deve ser encaminhada ao Legislativo como projeto de lei, do ministro Paulo Guedes, busca a unificação de tributos federais como PIS/Cofins, na Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS).

O novo tributo agregado deverá ser cobrado nas transações de bens e serviços. 

A ideia defendida por Guedes, de taxar pagamentos eletrônicos, vem sido duramente criticada por se assemelhar à antiga Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira. Com o novo imposto, o ministro visa desonerar a folha de pagamento nos demais setores econômicos.

O item pode ser um empecilho para a aprovação da proposta, já que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, não concorda com a sua criação. Na sua avaliação e de aliados, é mais vantajoso aprovar a PEC que tramita no Legislativo, sobre mudanças nas regras de impostos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp