Economia & Mercado

Aprovação de MP de acesso ao crédito vai ajudar empresas "a sair do sufoco", avalia Neto

Vagner Souza/BNews
MP chegou no Senado na semana passada  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 16/07/2020, às 12h30   Nilson Marinho e Luiz Felipe Fernandez


FacebookTwitterWhatsApp

A Medida Provisória 975/2020 que cria o Programa Emergencial de Crédito para Pequenas e Médias Empresas (Peac-FGI) para a manutenção desses estabelecimentos já está no Senado. Na avaliação do prefeito ACM Neto (DEM), a sanção vai aliviar os comerciantes que, hoje, dependem dos empréstimos dos bancos. 

"Esperamos a sanção presidencial e, na nossa expectativa, com essa medida provisória, muda completamente a possibilidade de acesso ao crédito no Brasil, principalmente para as pequenas e médias empresas que estão sufocadas e que precisam ter acesso ao financiamento. Com a política que vem sendo praticada pelos bancos até agora tem sido inviável", comentou o prefeito.

MP

O texto assegura às instituições financeiras a garantia de 30% dos recursos emprestados aos estabelecimentos com receita bruta de R$ 360 mil a R$ 300 milhões em 2019. A garantia será feita com recursos da União.

O texto também prevê uma nova modalidade de garantia para empréstimos, chamada de Peac-Maquininhas, que permite a microempreendedores individuais (MEI), microempresas e empresas de pequeno porte que tenham vendido por meio das máquinas de pagamento acessarem empréstimos dando como garantia os valores ainda a receber de vendas futuras.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp