Economia & Mercado

Produção industrial avança 8,9% em junho, diz IBGE

Reprodução/Comunicação Volkswagen do Brasil
Informações são da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) divulgada pelo instituto nesta terça-feira (4)  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Comunicação Volkswagen do Brasil

Publicado em 04/08/2020, às 14h35   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A produção industrial cresceu 8,9% em junho deste ano, em comparação a maio. As informações foram divulgadas pelo  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) no início da tarde desta terça-feira (4).

A Pesquisa Industrial Mensal (PIM) revela a intensificação dos resultados de maio - quando foi observado uma expansão de 8,2%. Os dois meses seguidos de crescimento eliminaram parte da perda de 26,6% registrada em março e abril - período inicial da crise da Covid-19 no País.

Em relação a junho do ano passado, a indústria recuou 9,0%, oitavo resultado negativo seguido nessa comparação. Assim, os índices do setor industrial foram negativos tanto para o fechamento do segundo trimestre de 2020 (-19,4%), como para o acumulado do primeiro semestre do ano (-10,9%). 

Em 12 meses, a queda foi de 5,6%, recuo mais intenso desde dezembro de 2016 (-6,4%). Mesmo com o desempenho positivo em junho, o setor industrial ainda se encontra 27,7% abaixo do nível recorde alcançado em maio de 2011.

Ainda na série com ajuste sazonal, a média móvel trimestral permanece em queda, com o total da indústria recuando 1,8% em junho de 2020 frente ao nível de maio, mantendo, dessa forma, a trajetória predominantemente descendente iniciada em outubro de 2019.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp