Economia & Mercado

Fecomércio estima que Salvador pode sofrer queda de vendas no Dia dos Pais

Reprodução/ Redes Sociais
De acordo com consultor, as pessoas estão evitando se envolver com qualquer tipo de dívida nesse momento   |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Redes Sociais

Publicado em 06/08/2020, às 12h52   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A pandemia do novo coronavírus está chegando ao quinto mês e todas as datas comemorativas, incluindo Dia das Mães, Páscoa e São João, tiveram quedas significativas em relação às vendas do ano passado. Neste domingo (9), é comemorado o Dia dos Pais, e, para a Fecomércio-BA, o varejo pode perder cerca de R$ 103 milhões nos nove primeiros dias de agosto, sendo que, no ano passado, as vendas tiveram queda de -3,1%, com faturamento avaliado em R$ 1,21 bilhão. 

Segmentos como vestuário, tecidos e calçados, apesar das pesquisas de intenção serem altas, a queda pode ser de -28%. A diminuição nas compras também pode ser vista nos setores de móveis e decoração, com -26% e -18% respectivamente.  Já nos comércios essenciais, como supermercados e farmácias, as vendas subiram 8%, comparado com o mesmo período de agosto do ano passado. Esse segmento pode aumentar em 1% por conta dos festejos dos Dias dos Pais. 

De acordo com o consultor econômico da Fecomércio-BA, Guilherme Dietze, as pessoas estão evitando se envolver com qualquer tipo de dívida nesse momento, mesmo com a abertura gradual das atividades econômicas em Salvador: “São duas atividades com preços de produtos mais elevados, com compras realizadas a crédito e em parcelas. Diante da insegurança no emprego, as famílias preferem evitar qualquer tipo de dívida neste momento. Então compras de computador, celular, fritadeira elétrica, por exemplo, devem ser negativas para o período”, explicou. Ele ainda reitera que o Dia dos Pais pode ser um evento com fortes reflexos para o varejo baiano.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp