Economia & Mercado

Bahia inicia 2ª etapa de vacinação contra a Febre Aftosa neste domingo

Reprodução/Adab
Apesar de a doença ter sido erradicada na Bahia no ano de 2001, a vacinação ainda é mantida  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Adab

Publicado em 31/10/2020, às 08h36   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Bahia dará início a segunda etapa de vacinação contra a Febre Aftosa em 2020, destinada a bovinos e bubalinos de até dois anos de idade.Além de vacinar, o produtor deve declarar todo o rebanho para a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). 

A doença viral é altamente contagiosa, e afeta animais como bois, búfalos, cabras, ovelhas e porcos. Ela pode ser transmitida principalmente pelo contato dos animais sadios com animais doentes. 

Para evitar aglomeração durante a pandemia da Covid-19 e tornar mais rápida a declaração da vacina, o produtor pode realizar o processo via internet, no site da Adab, bem como nas lojas de revenda de produtos agrícolas e sindicatos rurais.

A Bahia recebeu o status de Zona Livre da doença, concedido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), por 23 anos consecutivos. De acordo com o governo do Estado, a meta nesta segunda etapa é vacinar aproximadamente 3,3 milhões.

O coordenador do Programa Nacional de Vigilância da Febre Aftosa da Adab, José Neder, explica que apesar de a doença ter sido erradicada na Bahia no ano de 2001, a vacinação ainda é mantida. A próxima etapa do trabalho prevê a eliminação da vacinação em 2021.

O produtor terá que declarar os animais de até dois anos, assim como as demais faixas etárias, e realizar a atualização dos dados cadastrais. A segunda etapa contempla animais mais jovens, que ainda não receberam nenhuma dose de vacina e estão com o sistema imunológico em formação.

Os pecuaristas que não vacinarem o rebanho durante o período da campanha e não fizerem a declaração ficarão impedidos de vender ou transportar o rebanho. A Adab ressalta aos produtores a necessidade da vacina contra a Brucelose, que também é obrigatória.

A 1ª Etapa da Vacinação de 2020 atingiu 93,65% de imunização do rebanho de todas as faixas etárias, ou seja, cerca de 10 milhões de animais em 240 mil propriedades foram imunizados.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp