Economia & Mercado

Odebrecht muda de nome e vai se chamar Novonor

Rovena Rosa/Agência Brasil
A mudança do nome faz parte de acordos que a empresa firmou com autoridades   |   Bnews - Divulgação Rovena Rosa/Agência Brasil

Publicado em 18/12/2020, às 13h12   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Odebrecht anunciou, nesta sexta-feira (18), a mudança de seu nome, e que passa a se chamar Novonor, uma empresa “inspirada no futuro”. O anúncio foi feito pelo representante do acionista majoritário do Grupo, Maurício Odebrecht, durante reunião anual com transmissão online para todos os funcionários.

“Esta é uma decisão histórica para nós. Estamos apresentando a marca de uma empresa inteiramente transformada, e que passa a contar a sua história a partir de agora sempre olhando para o futuro”, afirmou Maurício Odebrecht, que ressaltou que não está apagando o passado. "Passado não se apaga. Passado é exatamente o que ele é – passado. Depois de tudo o que promovemos de mudanças e de correção de rumos, estamos agora olhando para o que queremos ser: uma empresa inspirada no futuro. Este é o nosso novo norte”.

O nome abriga a holding com 25 mil empregados e seis empresas dos setores de engenharia e construção, mobilidade urbana e rodovias, petróleo e gás, mercado imobiliário, petroquímica e indústria naval.Segundo o G1, a mudança do nome faz parte de acordos que a empresa firmou com autoridades por causa do seu envolvimento com esquemas de corrupção.

"A empresa implantou um sistema de conformidade no padrão das grandes corporações internacionais, e que foi certificado há dois meses por um monitor independente do Departamento de Justiça dos Estados Unidos", diz nota da Novonor.

A Odebrecht foi uma das empresas mais afetadas pela Operação Lava Jato. De acordo com relatório do Departamento de Justiça dos EUA, em outros 11 países, a multinacional admitiu ter pago propina para funcionários do governo, políticos e autoridades para obter contratos ou benefícios em obras. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp