Economia & Mercado

Operadoras têm 15 dias para explicar ao governo vazamento de dados de 103 milhões de celulares

Pixabay
O departamento quer saber quem teve os dados acessados, quais informações foram obtidas e de que forma foram vazadas  |   Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 15/02/2021, às 22h09   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

As operadoras Claro, Oi, Tim e Vivo foram notificadas pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, do Ministério da Justiça, e terão 15 dias para responder sobre o vazamento de dados de 103 milhões de celulares. O órgão quer saber quem teve os dados acessados, quais informações foram obtidas e de que forma foram vazadas.

Os dados estariam sendo vendidos em no mercado clandestino da “deepweb”, uma espécie de camada mais profunda da internet. O vazamento estaria sendo apurado pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), que fiscaliza e edita normas previstas na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

De acordo com o Jornal Nacional, as operadoras disseram que utilizam controles rígidos no acesso às informações dos clientes; que não encontraram vazamento de dados; e estão colaborando com as autoridades.

Antes, um outro vazamento de dados na internet foi identificado em janeiro, quando foram colocados à venda por criminosos 223 milhões de números de CPF.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp