Economia & Mercado

Bahia economiza 4,2% de energia elétrica no horário de verão

Publicado em 27/02/2012, às 09h12   Redação Bocão News



A Bahia economizou 105 megawatts, o que corresponde a 4,2% de toda a energia elétrica consumida durante o horário de verão, iniciado em 16 de outubro do ano passado e encerrada no último final de semana. De acordo com relatório do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Em todo o Brasil, segundo o ONS, houve uma economia de R$ 160 milhões com a medida, que atingiu também moradores de estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, além de Distrito Federal. Ao considerar a fatia baiana de 105 MW sob o total de 2555 MW economizados no país, a Bahia deverá ter economizado cerca de R$ 9,7 milhões ao adotar a medida.

Para a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), que defendeu a mudança, o novo horário deve ser mantido nos próximos anos. “A Bahia responde por 55%, aproximadamente, das exportações do nordeste e o mundo externo se relaciona com o Brasil tomando o horário de Brasília como referência. Então, todos os fatores são favoráveis do ponto de vista da atividade econômica pela adoção do horário de verão”, afirmou o vice-presidente da Fieb, Reinaldo Sampaio.

O estado passou 133 dias com uma hora a mais de luz natural para curtir o verão. Muita gente gostou, mas também teve quem não aprovasse. “Pra mim é muito complicado trabalhar com turismo. Tem que acordar muito cedo e quando acorda tá tudo escuro ainda. Pra mim não é uma boa opção não, o horário de verão”, comentou Sérgio Silva, guia turístico.

Informações do G1

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp