Economia & Mercado

Ataque cibernético à JBS compromete operação da empresa nos EUA, Canadá e Austrália; FBI investiga caso

Reprodução/Facebook
Empresa acredita que o ataque do tipo ransomware — em que um vírus sequestra o computador da vítima e criminosos cobram um valor em dinheiro pelo resgate — provavelmente teve origem de um grupo criminoso baseado na Rússia.   |   Bnews - Divulgação Reprodução/Facebook

Publicado em 02/06/2021, às 12h05   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A JBS, maior empresa de processamento de carne do mundo, foi alvo de um ataque cibernético que fez com que algumas de suas operações na Austrália, Canadá e Estados Unidos fossem temporariamente fechadas.

De acordo com a BBC Brasil, a Casa Branca afirmou na última terça-feira (1º) que o FBI - polícia federal dos EUA - está investigando o ataque à empresa brasileira. As operações da empresa na América do Sul não foram interrompidas.

Segundo autoridades norte-americanas, a empresa acredita que o ataque do tipo ransomware — em que um vírus sequestra o computador da vítima e criminosos cobram um valor em dinheiro pelo resgate — provavelmente teve origem de um grupo criminoso baseado na Rússia. 

O ataque pode até levar à escassez de carne ou aumentar os preços para os consumidores. "A Casa Branca está se engajando diretamente com o governo russo neste assunto e passando o recado de que Estados responsáveis não abrigam criminosos de ransomware", acrescentou a porta-voz da Casa Branca Karine Jean-Pierre.

Foi fundada no Brasil em 1953 como uma empresa de abate pelo fazendeiro José Batista Sobrinho, a JBS conta com mais de 150 mil funcionários em todo o mundo e sua clientela inclue empresas como a rede de fast-food McDonald's. 

A empresa disse na segunda-feira (31) que havia suspendido todos os sistemas de TI afetados assim que o ataque foi detectado. Também segundo a organização, os servidores de backup não foram hackeados. 

De acordo com a agência de notícias financeiras Bloomberg, as cinco maiores fábricas de carne bovina da JBS estão nos EUA, e as paralisações interromperam um quinto da produção de carne no país. As fábricas na Austrália e no Canadá também foram afetadas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp