Economia & Mercado

XP cria fundo para investir em shows de artistas brasileiros, como Xuxa e Seu Jorge; entenda

Reprodução TV/Divulgação
Iniciativa já garantiu cerca de 1.600 eventos com artistas e bandas renomadas  |   Bnews - Divulgação Reprodução TV/Divulgação

Publicado em 10/09/2021, às 20h01   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Para investir na compra de shows de artistas brasileiros, a XP lançou um fundo de direitos creditórios não padronizados, com uma captação inicial de R$ 260 milhões. Segundo a revista Forbes, a iniciativa já garantiu cerca de 1.600 eventos com artistas e bandas renomadas, como Seu Jorge, Xuxa, Alexandre Pires, Daniel, Leonardo, Bruno e Marrone, Raça Negra e Roupa Nova.

O fundo também espera lucrar com a operação de bares, transmissão ao vivo e patrocínios. “A ideia é que as empresas patrocinadoras possam oferecer um ‘Meet & Greet’ no backstage dos shows, por exemplo, que elas possam criar experiências construtivas para o cliente que agreguem à marca, não só colocar o nome”, disse o empresário e apresentador de TV Álvaro Garnero, um dos desenvolvedores da ideia do fundo. 

Leia também:

Comércio cresce 1,2% em julho e atinge patamar recorde, diz IBGE

Varejo baiano registra resultado positivo pelo quarto mês consecutivo

Ainda de acordo com a revista Forbes, os fundos de direitos creditórios são aquisições de precatórios, valores em recuperação judicial e derivativos de créditos e o setor cultural está em crescimento econômico e atraindo os investidores. A iniciativa da XP é feita em parceria com a Opus Entretenimento, empresa sediada em Porto Alegre que atua há 45 anos na produção de eventos e gestão de carreiras artísticas. Os espetáculos comprados pelo novo fundo acontecerão nos próximos dois anos, começando em 2022, e podem ser produzidos pela própria Opus ou vendidos a empresas terceiras.

Os investidores apostam na nostalgia para garantir o sucesso das turnês que serão financiadas pelo novo fundo, mas sem deixar a novidade de lado. O fundo financiará a turnê “Força do Amor”, que trará 35 shows do cantor Daniel com o grupo Roupa Nova; a “Irmãos”, que é uma parceria de Seu Jorge com Alexandre Pires; e o projeto “Samba, Sertão e Brasa”, que terá Daniel e Alexandre Pires fazendo churrascos aos domingos.

O fundo também vai investir em nomes famosos das décadas de 1990 e 2000, como o KLB, que se apresentará sete anos após o último show, e Xuxa, que realizará a turnê “O último voo da nave” antes de se aposentar de forma definitiva dos palcos.

Uma das novidades a ser anunciada é uma turnê de Seu Jorge cantando Legião Urbana em homenagem aos 25 anos da morte de Renato Russo.

Leia mais:

Atriz desababafa após retirar próteses de silicone: "Me sinto mais bonita"

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp