Economia & Mercado

Governo Bolsonaro pede estudo sobre volta do horário de verão

Pixabay/Ilustração
Ministério de Minas e Energia não informou quando solicitação foi feita  |   Bnews - Divulgação Pixabay/Ilustração

Publicado em 17/09/2021, às 17h56   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A crise hídrica no Brasil pode obrigar o Governo Bolsonaro a voltar com o extinto horário de verão. O Ministério de Minas e Energia pediu ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) que reexaminasse a questão. As informações foram confirmadas pela TV Globo e pelo jornal Folha de São Paulo.

Em 2019, o presidente Jair Bolsonaro assinou um decreto que revogava a medida com base em estudos que indicariam que a economia seria irrisória diante do impacto que as mudanças de horários causavam. O governo entendeu, na época, que os picos de consumo estavam nas horas mais quentes do dia devido ao ar-condicionado.

Em nota, o ministério reafirma a sua posição de que a contribuição do horário de verão é "limitada". A pasta também não informa quando a solicitação foi feita e qual será o prazo para avaliar a questão.

"Neste sentido, a contribuição do horário de verão é limitada, tendo em vista que, nos últimos anos, houve mudanças no hábito de consumo de energia da população, deslocando o maior consumo diário de energia para o período diurno. Assim, no momento, o MME não identificou que a aplicação do horário de verão traga benefícios para redução da demanda", diz o ministério.

Leia também:

Depois de pedir racionamento de energia, ministro descarta retomar horário de verão

"Pode ser que tenha que ocorrer algum racionamento de energia", afirma Mourão

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp