Economia & Mercado

"Se os olhos do Mundo são para o Brasil, os daqui são para o nordeste"

Imagem "Se os olhos do Mundo são para o Brasil, os daqui são para o nordeste"
Renato Tourinho apresentou o V Congresso Brasileiro da Indústria da Comunicação  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 27/03/2012, às 16h41   Caroline Gois



A Associação Brasileira das Agências de Publicidade da Bahia (Abap/Bahia) reuniu em Salvador, na tarde desta terça-feira (27), lideranças empresariais, as principais autoridades institucionais do Estado, profissionais do mercado publicitário, jornalistas, executivos dos veículos de comunicação e grandes anunciantes públicos e privados, num Road Show para apresentar o V Congresso Brasileiro da Indústria da Comunicação.

Foto: Renato Tourinho, no Roud Show do V Congresso
Para o presiddente da Abap Bahia, Renato Tourinho, o contexto de desenvolvimento e crescimento que se agrega e fortalece com eventos como a Copa do Mundo e Olimpíadas, somado a anunciantes que se agregam a cada ano, a importância do Congresso se torna cada vez mais forte e necessária para o setor. "Em meio à crise econômica internacional, o mercado baiano cresceu 8,5% e temos a expectativa de dobrar o seu crescimento até 2014", afirmou Tourinho.
O presidente ainda ressalta que a Bahia fatura R$ 40 bilhões por ano no setor da publicidade e propaganda e acredita que os percentuais que o nordeste detém - 22% e os da Bahia - 12%, comparados com o nacional 'ainda são incipientes', disse. Tourinho fez questão de ressaltar a importância da regionalização e parceria entre anunciantes e agência, valorizando também a TV aberta que, segundo ele, absorve ainda 53% da publicidade do mercado nacional. "Se os olhos do mundo estão para o Brasil, os do Brasil estão para o Nordeste", completou.

No Roud Show também esteve presente o Presidente do Fórum Permanente da Indústria da Comunicação, Dalton Pastore. Dalton falou sobre a importância de uma ampla participação da Bahia no Congresso que conta com 37 entidades do setor e irá discutir os novos rumos da indústria da comunicação no país. "É uma ótima oportunidade para as agências de publicidade e toda indústria da comunicação alavancarem negócios, posicionarem marcas e serviços e, principalmente, dobrar de tamanho nos próximos quatro anos", disse o publicitário. 
O V Congresso vai reunir todas as entidades que formam a indústria da comunicação mercadológica no Brasil, da publicidade aos meios de mídia, da produção às gráficas, da tecnologia às ações promocionais. São 37 segmentos que em conjunto têm faturamento anual superior a R$ 120 bilhões, abrigam cerca de 100 mil empresas e geram aproximadamente 700 mil empregos em todo o País.
Para a Abap e a Fenapro (Federação Nacional das Agências de Propaganda,“o grande desafio do momento é integrar a força criativa das diferentes disciplinas da comunicação para construir e posicionar marcas com os consumidores”. Assim, o Congresso “é bastante oportuno” para se debater a integração das disciplinas, o desafio da gestão das marcas e a evolução da governança desta indústria, entre outros temas”.
Depois de Salvador (27/3), o Road Show do V Congresso segue para Fortaleza (28/3) e Goiânia (10/4).

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