Economia & Mercado

Mercado piora projeções de inflação para este ano e do PIB de 2022, aponta boletim do BC

Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O boletim Focus é um relatório que resume as projeções do mercado para a economia, e é formulado pelo Banco Central a partir de pesquisas realizadas por instituições como bancos, consultorias, corretoras e distribuidoras  |   Bnews - Divulgação Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Publicado em 01/11/2021, às 09h50   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O boletim Focus, do Banco Central (BC), divulgado nesta segunda-feira (1º) indica que o mercado piorou as projeções para a inflação e crescimento da economia brasileira. De acordo com o jornal O Globo, o informe  semanalmente divulgado aponta que entidades financeiras têm a expectativa de que a inflação feche 2021 em 9,17% – há um mês, a estimativa era de 8,51%.

O boletim Focus é um relatório que resume as projeções do mercado para a economia, e é formulado a partir de pesquisas realizadas por instituições como bancos, consultorias, corretoras e distribuidoras. Segundo o jornal, essa é a trigésima semana seguida em que estes atores projetam elevação da inflação, medida pelo Índice de preços no consumidor (IPCA). 

Na última semana, o BC elevou a Selic - taxa básica da economia que serve de referência para outras taxas de juros - em 1,5 ponto percentual, chegando a 7,75% e com sinalização para uma elevação na mesma magnitude na próxima reunião do Copom. 

Para o ano que vem, o mercado projeta a inflação em 4,55%. O último boletim também indica que as perspectivas de crescimento da economia também se deterioraram na avaliação do mercado. Para 2022, a projeção de crescimento do PIB caiu para 1,20%, ante 1,40% na última semana. Já são quatro semanas de queda. Em 2021, a estimativa para o crescimento da economia é de 4,94%.

O Produto Interno Bruto é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país durante um ano.

O mercado também já prevê um período mais longo com os juros mais altos. Para 2021, a projeção é de que a Selic feche em 9,25%, exatamente o 1,5 p.p. que o BC já sinalizou que deve subir na próxima reunião do Copom. Já para o ano que vem, a previsão é de Selic em 10,25%.

Leia Também

Trabalhadores nascidos em janeiro podem sacar auxílio emergencial

Economia discutiu novo Bolsa Família com dados incertos, mostram documentos

Preocupado, Bolsonaro volta falar em teto e diz sobre Auxílio-Brasil: "Sempre tenho um paraquedas comigo"

Tesouro descarta crédito extra se PEC dos Precatórios não for aprovada

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp