Economia & Mercado

Coordenador do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima pede demissão: 'COP poderia ser melhor aproveitada'

Divulgação
Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 02/11/2021, às 17h18   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O coordenador-executivo do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima, Oswaldo dos Santos Lucon, pediu demissão do cargo nesta terça-feira (2), ainda no início das negociações da COP26. 

Ele foi nomeado para a função ainda em maio de 2019 pelo presidente Jair Bolsonaro. "O Fórum tem um objetivo na sua criação e eu não consegui cumpri-lo. Se ele não está sendo cumprido, é capaz de existirem pessoas melhores que eu para fazer isso", disse Lucon ao G1, por telefone. Ele está em Glasgow, na Escócia, onde está ocorrendo a conferência climática.

Questionado se ocorreu algum impedimento externo que dificultou o trabalho, o agora ex-coordenador disse que "ninguém o impediu e que tampouco é uma questão de competência".
"Não vou dar nenhuma declaração política, estou aqui com o crachá da ONU, eu não estou aqui com o crachá do Brasil. Aqui na COP eu sou politicamente neutro. Não vou fazer nenhuma crítica ao governo, ou a ninguém, não vou fazer. Mas a COP poderia ser melhor aproveitada. Eu tentei, mas eu não consegui", disse.

Lucon é integrante do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), organização científico-política criada em 1988 pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e da Organização Meteorológica Mundial. Ele também é assessor para mudanças climáticas da Secretaria de Meio Ambiente de São Paulo e é pesquisador do tema.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp