Economia & Mercado

Brasil pode tomar liderança dos Estados Unidos em produção de soja

Imagem Brasil pode tomar liderança dos Estados Unidos em produção de soja
Bahia detém o ranking de maior produtividade com relação ao Mato Grosso  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 03/10/2012, às 12h19   Terena Cardoso (Twitter: @terena_cardoso)



Em função da seca que acometeu os Estados Unidos neste ano, as chances de o Brasil ultrapassar a liderança na produção de soja é grande, segundo o assessor de agronegócios da Bahia, Ernani Sabai. “Essa seca gera uma queda de 18% a 25% na produtividade deles, aumentando as chances de importação do grão”, avisa.

E é aí que entra o Brasil, segundo maior produtor de Soja do mundo. “Quando há essa quebra na safra, a tendência é importar e os preços a nível internacional aumentarem”, explica. Para controlar a exportação no Brasil, Ernani diz que o produtor geralmente investe no excludente. “Os valores da soja no país ficarão mais caro também, lógico. Mas o produtor pode exportar o grão excludente, pois sempre há um acúmulo de soja”, diz.

A Bahia, que detém o ranking de maior produtividade com relação ao Mato Grosso, maior produtor do país, não tem chance de ultrapassar nesse quesito. “A nossa extensão territorial é menor que a do Mato Grosso, por isso não há nem incentivo para que haja essa ultrapassagem”, revela o especialista.

No entanto, Ernani diz que em produtividade a Bahia não fica atrás por conta do clima e do solo. “Nós temos um potencial agrícola melhor, porque produzimos o grão na região oeste e nossa matriz tecnológica é muito mais intensa. Por isso, nossa produtividade é superior à deles”, afirma.

Ainda assim, Ernani aproveita a ocasião para lembrar que investimento nunca é demais. “Existe a necessidade de melhorar as vias principais que dão acesso às terras produtoras, o estabelecimento de energia elétrica e a redução da burocracia com relação a legislação ambiental”, finalizou.

Foto: Correio do Brasil

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp