Economia & Mercado

Europa registra redução em chamadas de voz

Publicado em 28/02/2013, às 15h42   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Usuários passando mais tempo online em smartphones e tablets gerou uma queda nas chamadas de voz, algo que foi notado pelas divisões da Telefónica na Alemanha e na República Tcheca.  O valor médio das contas de celulares na Europa caiu 15% desde 2007 e agora respondem por apenas 62,6% do fluxo de caixa de companhias europeias, ante 80% naquele ano, segundo a empresa de pesquisa Informa.

Ao mesmo tempo, o volume de dados, geralmente vendidos por uma tarifa fixa, deve dobrar a cada ano até 2015, de acordo com a entidade que representa o setor GSMA. A alemã Telefonica Deutschland, separada de sua controladora espanhola no fim do ano passado, informa que o crescimento da receita em seu negócio móvel desacelerou para 3,6% no quarto trimestre, abaixo do ganho de 5,6% no terceiro trimestre e de 8,6% no segundo.

Já a receita da unidade tcheca da Telefónica caiu 4,8%, para 12,78 bilhões de coroas (653,28 milhões de dólares), mas ficou acima da previsão de 12,7 bilhões segundo pesquisa da Reuters. 
A Telefónica detém 75% da Deutschland e 69,4% do negócio na República Techa. Operadoras de telecomunicações na Europa estão lutando num mercado fortemente competitivo, com duras regulamentações e em profunda recessão. A Vodafone, maior operadora móvel da Europa, viu sua receita cair 0,4% no primeiro semestre do atual ano fiscal.

A Telefónica vai divulgar seus resultados ainda nesta quinta-feira (28) e analistas esperam uma queda de 19% no lucro líquido, para 4,4 bilhões de euros, impactada por uma baixa contábil de sua fatia na Telecom Italia e pela desvalorização cambial na Venezuela.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp