Economia & Mercado

Banco exclui população de baixa renda

Publicado em 12/01/2011, às 07h54   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Os bancos continuam sendo um meio de exclusão social. Atualmente, 39,5% da população não possuem conta nas instituições financeiras, de acordo com o Ipea (Instituto de Pesquisa Aplicada). Dos excluídos, pessoas com ensino fundamental completo e trabalhadores com renda de até dois salários mínimos são os que mais desejam ter uma conta.

As mulheres constituem a maior parcela da população excluída do sistema bancário enquanto que os jovens têm acesso cada vez mais cedo e os maiores de 45 anos tiveram um avanço menor.

Entre as regiões, o Nordeste tem o maior índice de exclusão com 52,6% dos habitantes sem acesso aos serviços bancários. No Norte, o percentual também é alto e chega a 50%. No Sudeste, a realidade é outra. A taxa de pessoas com conta é de 65,9%.

O estudo revela o que muita gente já sabe. Quanto maior a renda, maior o índice de inclusão no sistema. Em outras palavras, os bancos excluem a população de baixa renda e de pouca escolaridade, mesmo com a absolvição da mão-de-obra pelo mercado de trabalho. A verdade é que as instituições financeiras não têm nenhum interesse em criar produtos e oferecer serviços específicos para as classes mais baixas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp