Economia & Mercado

Petrobras quer baixar meta de conteúdo nacional

Imagem Petrobras quer baixar meta de conteúdo nacional
Estatal visa diminuir de 65% para 35% a meta de utilização de itens e serviços no pré-sal   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 24/01/2011, às 10h32   Redação Bocão News



A Petrobras quer reduzir de 65% para 35% a meta de utilização de itens e serviços nacionais na exploração das novas reservas do pré-sal. Isso por causa da incapacidade da indústria brasileira de atender a demanda por equipamentos e dos altos preços praticados no país.
A estatal já pediu ao governo para rever as chamadas metas de nacionalização, um compromisso de campanha de Dilma Rousseff, segundo a Folha. O tema da nacionalização no setor de petróleo é recorrente desde a campanha presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva em 2002.O programa de televisão do então candidato criticava a Petrobras por encomendar plataformas em Cingapura durante o governo de Fernando Henrique Cardoso.

No final de 2010, durante inauguração da P-57, no Rio de Janeiro, Lula desafiou o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, a aumentar o conteúdo nacional de plataformas, chegando a projetos 100% brasileiros.
Pré-sal - Redução na participação
O pedido de redução da participação local se restringe às áreas do pré-sal cujos contratos ainda não foram firmados e não afeta os acordos já feitos.  O Ministério de Minas e Energia agora estuda a flexibilização da regra. Reuniões entre a Petrobras e o ministro Edison Lobão foram feitas nas últimas duas semanas em busca de uma solução.

Informações Folha On Line

Foto: Google 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp